terça-feira, 5 de março de 2013

Cosméticos e os testes em animais



O logo “Leaping Bunny” caracteriza empresas que são comprovadamente cruelty-free, portanto não testam seus produtos finais em animais, não testam ingredientes e muito menos pagam empresas terceirizadas para realizá-los. O logo Crulety-free da PETA também!


Se nós estivéssemos em alguma data há 10 anos, eu poderia começar esse post com bastante pesar, dizendo que as pessoas continuam usando cosméticos que são testados em animais por falta de opção ou mesmo por falta da informação. Mas, hoje, felizmente, a situação é diferente.
Tendo alternativas como experiências in vitro, testes em humanos voluntários, consulta em uma lista de milhares de ingredientes já conhecidos como seguros – dentre outros métodos que você pode conferir aqui ou aqui -, é tolice dizer que os testes em animais são o único meio de garantir que um cosmético é seguro. A vasta quantidade de empresas que não fazem testes em animais também torna a frase “não tenho outra opção” realmente sem sentido.
Para quem não sabe, podemos conferir se uma empresa testa ou não seus produtos em animais nos sites da PETA, da BUAV ou aqui. A maioria das listas resumidas que estão disponíveis em blogs espalhados pela internet estão desatualizadas, então para facilitar a vida de vocês, reuni vários nomes de empresas nacionais e estrangeiras que testam ou não seus produtos em animais com base nas listas atuais dessas organizações. Confiram abaixo:
Marcas estrangeiras que realizam testes em animais
Avon, Almay, Coppertone, Chapstick, Grupo Estée Lauder (1) (Estée Lauder, Smashbox, Clinique, Bobbi Brown, MAC, Bumble and Bumble e outras),Grupo Johnson & Johnson (Johnson’s, Band-Aid, Carefree, Clean & Clear, Neutrogena, ROC, Listerine e outras), Grupo L’ Oréal (2) (L’Oréal, Biotherm, LaRoche Posay, Maybelline, Lancôme, Kiehl’s, Garnier, Kerastase, Shu Uemura, Vichy), Mary Kay,Grupo Procter & Gamble (Head & Shoulders, Dolce & Gabbana, Pantene, Aussie, Sebastian, Always, Gillette, Oral-B, Pampers, Olay, Lacoste e outras), Sensodyne, Shiseido, Grupo Unilever (Lux, Dove, Rexona, Comfort, TRESemmé e outras), Veet, Colgate, L’Occitane (3), Revlon (4), Yes To (5)
(1) Por muito tempo o grupo Estée Lauder esteve na lista das empresas que não realizavam testes em animais, porém, no começo desse ano, houve uma mudança na política do grupo e agora os testes em animais são feitos quando requeridos por lei. Como consequência, a PETA se manifestou e retirou da lista Cruelty-free o nome da maioria das empresas do grupo
(2) Embora tenha investido milhões de dólares para tentar cessar os testes em animais, a L’Oréal ainda o faz quando é necessário por lei (ou para garantir a inocuidade do produto). O mesmo acontece com a maioria das empresas do grupo.
(3) A L’Occitante há muito tempo também esteve entre as marcas cruelty-free mais famosas, mas desde que entrou no mercado chinês, as organizações que lutam pelos direitos dos animais (PETA e BUAV, por exemplo) não a consideram mais cruelty-free. Em nota, a L’Occitane afirmou que em nenhum momento praticou os testes em animais, mas mesmo assim foi submetida a esta posição porque não pode apresentar provas formais de que estes testes não são realizados por autoridades chinesas em algum momento.
(4) UPDATE 05/08/2012 Revlon não é mais cruelty-free
(5) UPDATE 11/12/2012: a Yes To, apesar de estar na lista cruelty-free da PETA, permite os testes em animais quando requerido por lei (fonte)
Para consultar mais marcas, veja aqui ou aqui. A lista da PETA em formato PDF é atualizada constantemente, então dê preferência a ela em vez da lista que separa as empresas de A a Z.
Observação:
Das empresas citadas acima, algumas:
-  testam seus produtos finais em animais;
-  não testam seus produtos finais, mas testam ingredientes;
- não testam produtos finais ou ingredientes em animais, mas pagam terceiros para fazê-lo;
- não estão na lista da PETA, mas em seus sites oficiais/por e-mail informam que realizam testes em animais de alguma forma (quando requerido por lei ou para assegurar a inocuidade do produto, por exemplo);
-  podem fabricar algumas linhas de produtos não testados em animais;
-  só testam seus produtos quando é exigido por lei (como na China, por exemplo);
      Situação incerta 
Nessa categoria listei marcas que ou não estão nas listas da PETA/BUAV ou não há informações concretas (nem no site oficial da marca e nem em outro veículo) sobre os testes em animais.
Bourjois, Beiersdorf group (Nivea, Eucerin), Clarins, Cover Girl (*)Avéne, Yves Saint Laurent (*), NARS (*), Sisley, Várias empresas do grupo LVMH (Kenzo, Benefit, Dior, Sephora, Givenchy, Guerlain, Make Up Forever e outras), John Frieda, Chanel, Rimmel, Inglot, Laura Mercier, Keune, Lorac, Schwarzkopf, Sundown (*), Kryolan, Kat Von D, Moroccanoil, By Terry, Tigi, Milani, Face Front, Thierry Mugler Beauty, Wet n Wild, Talika, Nina Ricci, Carolina Herrera, Hello Kitty, Palmolive, OPI
(*) Marcas que pertencem a grupos que permitem/fazem testes em animais, mas não há informações concretas se elas também realizam a prática.
Marcas nacionais e estrangeiras que não realizam testes em animais
EstrangeirasAlva, Anastasia, Ada Tina, Ardell, Bare Escentuals, Bare Minerals *, Boscia, Carmex, Eco Tools, E.l.f, Forever Living, H2O Plus, Hourglass, Hard Candy, Lush, Lime Crime, L.A Colors, NYX, Obsessive Compulsive, Prada, Paul Mitchell, Payot, Physicians Formula, RMS Beauty, Stila, Tarte, Too Faced, The Body Shop, Urban Decay (1), Victoria’s Secret, ILIA Beauty, 100% Pure
(1) UPDATE 11/07/2012: depois de muitos anos cruelty-free, a Urban Decay havia anunciado sua entrada no mercado chinês (veja mais aqui), porém, após tanta reação negativa dos consumidores e represália de organizações como PETA e BUAV (que passaram a não mais considerá-la cruelty-free), a marca voltou atrás e decidiu não entrar no mercado chinês até que a prática não seja requerida por lei.
(1) UPDATE 11/12/2012: a UD foi vendida para a L’Oréal. Continua cruelty-free, mas confesso essa venda questionável.
* A BareMinerals e Bare Escentuals, embora cruelty-free, pertencem à Shiseido, que faz testes em animais.
Para consultar mais nomes, veja aquiaqui ou aqui.
Obs.:
Das empresas citadas acima, as que estão linkadas não estão na lista cruelty-free da PETA, mas possuem políticas claras contra os testes em animais e fornecem informações relativamente sólidas por email ou no site oficial sobre não realizá-los de maneira alguma;
Nacionais: a organização brasileira PEA (Projeto Esperança Animal) prefere não divulgar a lista de empresas nacionais que fazem testes em animais, mas para o nosso alívio, a lista das que não realizam é enorme e quase todas nós conhecemos!
O Boticário, Adcos, Natura, Elemento Mineral, Belofio, Contém 1g, Amend, Éh, Farmaervas (Tracta), Florestas, Água de Cheiro, Granado, Impala, Jequiti, Koloss, Giovanna Baby, Phytoervas, Arte dos Aromas, Surya Brasil, Mohogany, Max Love, Multivegetal, Niasi (Risqué, Biocolor), OX, Class (Charming), Florestas (Ikove), Racco, Contente, Davene, Est, Vult, Duda Molinos, Ecologie, Weleda do Brasil.
Para ver mais nomes, clique aqui.
Sou contra os testes em animais e quero ajudar, o que faço?
A União Européia em conjunto com a ECEAE (uma organização que luta para banir testes de cosméticos em animais) está promovendo uma campanha para banir totalmente essa prática da Europa até 2013 (atualmente, somente os testes de produtos finais são proibidos por lei) e você pode ajudar a agilizar esse processo assinando uma petição aqui. Isso é importante porque indiretamente, nós que importamos maquiagem de lá também ganharemos com isso.
Você também pode boicotar as marcas que testam em animais com uma atitude simples: não comprando mais. Paralelamente a isso, mande um e-mail (objetivo e educado, antes de mais nada) dizendo que você não apoia os testes em animais e gostaria que elas abandonassem a prática efetivamente.
Como são feito os testes em animais? Quais são as alternativas?
Nesse endereço, caso queiram ler com mais detalhes, há um texto falando tudo sobre como são feito os testes, porque são feitos, dentre outras informações (não há fotos de animais mortos ou coisas do tipo, apenas informações).
Sites como o Centro VegetarianoPEAPETA (em inglês) e Cruelty-free Internacional (em inglês) disponibilizam inúmeras informações sobre as alternativas aos testes em animais, para quem quiser saber mais.
A escolha é sua. Se você quer continuar usando marcas que testam em animais e não vê problema algum nisso, tudo bem, é uma opção, ninguém tem nada com isso. Porém, se você quer apoiar a causa cruelty-free e ser totalmente contra cosméticos testados em animais, bem vinda ao clube.

Um comentário:

  1. Olá! Amei o post e sua iniciativa!!! Já boicoto essa empresas há anos e estou sempre de olho nas mudanças! Sou ABOLUTAMENTE contra os testes em animais, em qualquer situação e mesmo que não consigamos mudar o mundo, é nosso dever fazer o que está ao alcance! É uma pena que a maioria das pessoas não se importe com isso! Mas felizmente tem pessoas como você!
    Parabéns

    ResponderExcluir